Por Patricia Iglecio
Para a MC Luana Hansen, a PEC 171, que reduz a maioridade penal para 16 anos, não é uma lei para todos, e sim para negros e pobres. Em entrevista para a Vaidapé, a rapper feminista falou um pouco sobre a condição dos jovens das periferias no tráfico.
VDP: Para você, como vai ficar a situação dos jovens da periferia caso aconteça a redução da maioridade penal?
LH: Bem, para mim, se por acaso a redução da maioridade penal seja aprovada, a periferia só tem a perder, pois o genocídio da população pobre e negra já acontece. Só vão ter mais jovens no tráfico e mais jovens negros mortos, só isso, afinal, não é uma lei para todos, e sim para nós negros e pobres.
LH: Sim, as mulheres vem cada vez mais se envolvendo neste mundo do tráfico, por sobrevivência ou para continuar o trabalho do companheiro, afinal são muitas das mulheres são o alicerce da família.
O problema também está no encarceramento, na violência institucional. As condições são precárias para quem se encontra nos presídios femininos. Sempre foi desumano, demoramos anos para poder receber absorvente na cadeia feminina, isso já mostra o descaso que existe com nós, mulheres.
Leia também: Marginal Imperatriz | Guerrilha GRR entrevista Luana Hansen