Da Redação
Após quatro anos de existência do coletivo, a Vaidapé chega ao lançamento da sexta edição de sua revista impressa, com a distribuição de 5 mil exemplares gratuitamente em todas as zonas da cidade de São Paulo. Para celebrar o processo de mais uma revista, o primeiro festival de lançamento lotou o CEU Butantã no último dia 23, e agora se desloca para a zona sul da cidade, no Calçadão Cultural do Grajaú.
O evento no Grajaú acontece neste domingo (6) e vai trazer muita música e atividades com coletivos culturais que atuam na zona sul de SP.
Para iniciar as atividades, às 15h, o coletivo Imargem e a Casa Ecoativa organizam uma oficina de lambe-lambe, ensinando a todos os presentes a técnica de intervenção artística nos muros da cidade. No mesmo horário, teremos a oficina de bombas de semente com a Rede PermaPerifa, que atua nas quebradas da cidade promovendo a permacultura e as práticas sustentáveis.
Logo em seguida, às 16h, o evento abre espaço para a discussão sobre comunicação periférica e a difusão de informação dentro das comunidades com o debate “Mídia Independente na Quebrada”, recebendo a presença dos coletivos: Periferia em Movimento, Coletivo Quebra Mundo, Revista Expressão Cultural Periférica e Jovens Na Cena, todos meios de comunicação surgidos nas periferias para as periferias.
A partir das 17h, as primeiras apresentações musicais vão agitar o Calçadão do Grajaú. Quem abre os trabalhos e comanda a tarde toda nas pickups é o Dj Crafter, representando a cena do bairro.
O rolê segue com a apresentação dos Cronistas da Rua recebendo a participação de Somsujo. O grupo de Belém do Pará assume os microfones a partir das 18h, e traz seu rap enraizado na cultura do pixo do norte do país na união com o som das ruas do Ipiranga.
A partir das 19h, vamos receber com muito barulho a apresentação de Sistah Chilli, chegando no rub-a-dub style com suas letras militantes do universo feminista, anarquista e antifascista. A cantora apresenta ao Grajaú seu disco Afronta Sonora, que mistura as rimas do rap com ritmos que passam pelo reggae, dub, raggamuffin, soul e outros estilos musicais.
Para fechar o rolê em grande estilo, é a partir das 20h que a lenda do rap nacional Max B.O vai levantar o público do Grajaú com suas rimas improvisadas e os clássicos que marcaram sua carreira. O rapper acabou de lançar sua nova mixtape “FumaSom” e promete novidades no show com a Vaidapé.
Como sempre, a proposta do coletivo é que a revista esteja presente nos espaços públicos da cidade, circule nas ruas, praças, ocupações, encontros, centros culturais, debates, universidades e movimentos sociais.
Em breve, serão anunciados os pontos fixos de distribuição, que devem ocupar todos as zonas da cidade de São Paulo.
QUANDO: domingo, 6 de novembro de 2016
ONDE: Calçadão Cultural do Grajaú – Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252
O QUE: Festival de Lançamento da Revista Vaidapé #6